fbpx
Blog
Home » Blog » A importância da fotografia profissional para eventos corporativos

A importância da fotografia profissional para eventos corporativos

Organizar uma cerimônia ou festa de empresa envolve diversos custos: aluguel de espaço, buffet, técnico de som, entre outros. Dentro desse orçamento, é importante incluir a fotografia profissional para eventos corporativos.

A presença de um bom fotógrafo é fundamental para garantir boas imagens e fazer com que o evento fique eternizado na história da empresa. Esses marcos são importantes para atestar a trajetória da marca e todo o seu desenvolvimento.

Muitas organizações, na tentativa de cortar custos, apostam na facilidade que as pessoas têm de fazer registros com seu próprio celular. Porém, a fotografia profissional trabalha com técnicas e equipamentos capazes de trazer um resultado muito superior e transmitir fielmente toda a importância da comemoração.

O que são fotos corporativas?

As fotos corporativas transmitem a imagem da empresa, por isso devem ser bem pensadas, para que passar um pouco da identidade da organização e, ao mesmo tempo, toda sua competência e credibilidade.

A fotografia carrega um significado maior quando se trata de retratos corporativos. É preciso trabalhá-la como parte da comunicação da empresa. Por isso, elas também devem fazer parte do planejamento de marketing e podem ajudar até a atrair mais clientes por não passarem uma imagem de despreparo ou amadorismo.

Por que é tão importante contar com um fotógrafo profissional?

Considerando a importância das fotos corporativas, fica claro porque vale a pena investir no trabalho de um fotógrafo profissional. Somente ele possui todos os conhecimentos necessários para produzir imagens de boa qualidade, com técnica, iluminação e resolução adequadas.

Além disso, um fotógrafo profissional também é capacitado para fazer uma boa edição e seleção de fotos quando necessário — lembre-se que, em um evento, podem ser feitos centenas de retratos, mas especialmente nesses casos, a qualidade vale mais que a quantidade. Assim, é melhor abastecer o LinkedIn e o site da empresa com 10 fotos boas e que transmitam a mensagem desejada, que 50 fotos borradas ou mal enquadradas.

Somado a isso, em um evento ocorrem momentos únicos e o registro desses acontecimentos é imprescindível. É preciso ter o timing e a experiência necessários para fazer os cliques na hora certa, evitando que cenas preciosas se percam.

Para melhorar ainda mais a qualidade dos registros, é interessante fazer um briefing, no qual serão apontados os objetivos do evento, o tipo de evento (se é uma premiação, palestra ou festa de confraternização), e os acontecimentos. Assim, o fotógrafo consegue ir preparado para a cerimônia e acompanhar os pontos mais importantes.

Nessa pauta é devem conter Informações como cronograma, espaço onde será realizado, quantidade aproximada de pessoas, tipo de evento (formal ou descontraído), entre outros. Assim, o profissional tem condições de se preparar para o trabalho, levando os equipamentos necessários e mantendo uma postura compatível com o estilo de festa.

Como a contratação da fotografia profissional para eventos corporativos afeta a sua empresa?
Como você pode ver, contar com bons registros em um evento corporativo é extremamente importante e influencia diversos aspectos da sua empresa, que vão desde a imagem diante da concorrência e clientes, até o engajamento dos funcionários.

Divulgação

Muitas vezes, os registros feitos em um evento são publicados posteriormente no site da corporação, e podem ser requisitadas pela assessoria de imprensa para divulgação em jornais locais ou focados no setor de atuação da empresa. Portanto, é imprescindível que elas tenham qualidade suficiente para serem ampliadas e impressas sem distorção.

Marketing digital

Mais que apenas a divulgação da empresa dentro do seu nicho de trabalho, fotos bem-feitas podem ser usadas como material para campanhas de marketing digital eficientes.

Imagine um possível cliente ou candidato à vaga entrando no Instagram da empresa e encontrando aqueles registros alegres, em que os funcionários demonstram satisfação e alegria durante a comemoração?

O registro de palestras e conquistas técnicas também passam uma imagem positiva e merecem serem divulgadas nas redes sociais para a construção de uma imagem digital eficiente.

Prospecção de clientes

Fotos profissionais chamam a atenção de pessoas mais detalhistas e passam uma imagem positiva da sua empresa, sendo um excelente recurso para uma reunião com fornecedores ou clientes, por exemplo.

Fortalecimento de parcerias

As participações em feiras e congressos também devem ser registradas para estimular ainda mais a formação de novas parcerias. É uma estratégia que ajuda a fortalecer essas relações, mantendo os parceiros atuais bem informados sobre os acontecimentos da empresa.

Registros de conquistas

Premiações, alcance de metas, reconhecimento de funcionários ― esses tipos de comemorações pedem registros com fotografia profissional, afinal, são marcos da trajetória da empresa.

Essas fotos podem até mesmo ser disponibilizadas para a equipe, que terão seu momento de reconhecimento profissional eternizado. Isso ajuda a engajar os colaboradores e fazer com que eles se sintam parte importante da organização.

Como boas imagens agregam à sua marca?

Uma empresa que se preocupa com a qualidade dos registros dos seus eventos mostra profissionalismo e seriedade. Contar com estagiários ou fotos amadoras atestam contra a organização de forma totalmente negativa, prejudicando seriamente a sua representação.

Quando se trata de produção de eventos, por exemplo, a questão fica ainda mais complicada. Afinal, as fotografias são parte indispensável e devem ser priorizadas por ocasiões assim.

A contratação da fotografia profissional também garante a adequação fiscal. Essas empresas trabalham regularmente com CNPJ e emitem notas de prestação de serviço, que podem ser usadas para justificar os gastos com o evento.

Contar com imagens profissionais faz com que a sua empresa se diferencie das demais e ajudam na prospecção de clientes, na atração de talentos e na construção de uma reputação que a favoreça diante da concorrência.

Agora que você sabe a importância da fotografia profissional para eventos corporativos e como ela impacta na sua empresa como um todo, faça uma breve avaliação: como foi a cobertura dos últimos eventos da sua empresa? As fotos ficaram realmente boas ou poderiam ter uma qualidade superior?

Respondendo a essas questões, você consegue perceber o quanto vale a pena apostar em uma empresa especializada para a próxima festa!

Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas percebam a relevância de algo tão simples, mas primordial: a qualidade dos registros fotográficos de uma empresa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!