Ter ideias para eventos corporativos nem sempre é fácil, mas é importante buscar novidades para motivar a participação das pessoas nesse e nos próximos encontros.
Lembrando também que ocasiões assim são fundamentais para todas as empresas — seja para apresentar novos produtos e serviços a clientes, seja para demonstrar quanto reconhece o empenho dos funcionários — a produção de eventos assim deve ser impecável.
Para lhe ajudar nisso, separamos 10 ideias de atrações diferentes que você pode levar para esse grande dia. Continue a leitura e descubra quais são.
Como dito, os eventos corporativos são importantes para toda empresa, tanto para registrar grandes momentos de sua história, quanto para o crescimento do negócio. Afinal, eles são capazes de transmitir conceitos, propostas, ideias e provocar experiências marcantes nas pessoas que ali estão, podendo, inclusive, ser usado como um forte propulsor para expansão do negócio.
E mesmo que esteja planejando apenas um evento para os seus funcionários, como uma confraternização de final de ano, ou a comemoração de metas alcançadas, acredite: se bem planejado e executado, ele pode ser um reforço na admiração e respeito que eles têm pela marca.
Existem diversas ideias para eventos corporativos, indo desde as mais simples e econômicas, até cerimônias luxuosíssimas. Tudo depende do porte da sua empresa, orçamento e, claro, qual o motivo da comemoração.
Comumente, é possível trazer palestras com líderes e pessoas influentes no seu setor, enviar colaboradores para congressos, promover workshops, organizar seminários, entre muitos outros. Até mesmo um bate-papo sobre empreendedorismo, seguido de um happy hour descomplicado pode ser um excelente evento corporativo e trazer melhoras significativas no desempenho e na relação de todos os envolvidos.
No entanto, sair do lugar-comum é fundamental para estimular a participação de todos e tornar seu evento um verdadeiro sucesso. Veja o que acha das ideias a seguir e inspire-se.
Que tal começar as inovações na produção do seu evento corporativo pelo lugar onde ele será realizado? Saia dos tradicionais espaços de convenções e leve seus convidados para resorts, restaurantes de culinária temática e, porque não, para uma tenda de circo ou teatro? Tudo depende do seu segmento e da temática do evento. Use a imaginação!
A decoração não pode ser deixada de lado, e isso em qualquer festa. Então por que em um evento corporativo isso seria diferente?
O fato de ser um evento empresarial não limita a um ambiente totalmente sério, muito pelo contrário: quanto mais descontraído e alegre ele for, melhor e mais à vontade as pessoas se sentirão.
Se for uma festividade para os funcionários, por exemplo, frases motivacionais podem compor a decoração em diferentes pontos. Se for a apresentação de um novo produto ou serviço, jogos de luzes darão um ar de suspense e sofisticação.
Ainda sob a temática da decoração, que tal substituir as tradicionais mesas e cadeiras por pufs de diferentes cores e tamanhos. Pouco provável alguém não se sentir confortável!
Seguindo a linha do conforto, quick massage e até aulas de yoga voltadas para relaxamento, definitivamente, agradam a maioria das pessoas depois de um dia de trabalho. Assim, se seu evento for logo após — ou durante — o expediente, vale a pena oferecer esses serviços aos seus convidados.
Se quiser ir um pouco além, as paredes de escalada são perfeitas para ajudar a liberar o estresse. Elas também estimulam o desenvolvimento corporal, combatem o sedentarismo e tornam o evento mais divertido, diferente e agradável para todos os envolvidos.
Já pensou em oferecer, na hora do jantar, o pocket show de uma banda? Ou então, se durante os comes e bebes, um grupo de teatro subisse ao palco e fizesse um jogo de improviso, utilizando sugestões das pessoas presentes e buscando formas de promover insights, criar soluções e gerar brainstorming? Com certeza, as risadas estarão garantidas.
O vídeo mapping, ou mapeamento de vídeo, consiste na projeção de vídeos em superfícies de grandes dimensões, tais como fachadas, paredes inteiras ou mesmo objetos irregulares.
Com ele, você consegue criar um espaço atraente, futurista e que induz os participantes a fotografarem, filmarem e divulgarem em suas redes sociais. Se o objetivo do seu evento é cair na internet positivamente, essa é uma excelente opção.
Seguindo a mesma ideia das divulgações nas redes sociais, se essa for uma das propostas do seu evento, criar espaços “instagramáveis” é uma boa pedida.
Apesar do nome um tanto estranho, eles nada mais são que espaços dentro da festa elaborados especialmente para que as pessoas possam fazer fotos e postar em seus perfis. Quer alguns exemplos: eles podem ir desde um painel com a logo da sua empresa, até um temático, com acessórios que ajudam a compor a foto.
Aqui, também vale a contratação de um fotógrafo profissional para ajudar a deixar os registros ainda mais perfeitos.
Trazer empresas parceiras para o seu evento corporativo é outra jogada de mestre. Além de reforçar os laços entre as marcas, dependendo do segmento, seus convidados podem se beneficiar com brindes, amostras grátis, prêmios ou até descontos na aquisição de produtos ou na contratação de serviços.
Team-building é o termo usado para especificar várias atividades que têm por objetivo melhorar as relações sociais dentro de uma equipe, geralmente de trabalho. Para eventos corporativos um pouco mais sérios, essas dinâmicas fazem muito sucesso.
Elas também podem ser usadas para unir um grupo de pessoas em prol de uma causa, discutir um tema relevante ou mesmo encontrar a solução para um problema inquietante.
Se essa ideia vai ao encontro da linha que quer seguir, vale a pena organizar espaços de integração e criar propostas de conversa entre os participantes.
Aqui, a dica é usar a tecnologia a favor do seu evento. Um dos exemplos do gamification consiste em dar pontos para as equipes participantes do team-building, por exemplo, e apresentá-los em telão, fazendo com que esse ranking incentive uma competição saudável.
Existem diversas outras ideias para eventos corporativos que podem ser colocadas em prática. A escolha entre uma, ou mais, depende do seu ramo de atuação e motivo da comemoração. Mas a dica principal é: procure sempre sair do lugar-comum. Seus clientes, parceiros e funcionários ficarão surpresos e sua comemoração será inesquecível!
Talvez outras pessoas também estejam buscando por novas ideias como essas. Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e trocarem experiências?
Gostou deste artigo? Compartilhe!